Maternal I

Quando eu era neném

“Quando eu era neném eu era assim…
Agora estou crescendo e vou aprender a cuidar de mim.”

Sabe-se que os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e mental.

Este projeto foi elaborado a partir da necessidade de promover o desenvolvimento das crianças de 2 anos da turma “Arca de Noé”, a partir de momentos de observação e comparação entre quando eles ainda eram neném e como eles estão hoje.

Sabemos que a escola é um ambiente propício, pois aqui, estaremos vivenciando atividades que envolvem o grupo como um todo, respeitando individualidades.

Juntos aprenderemos a falar todos os sons, trocar a fralda pelo piniquinho, comer com essas mãozinhas, correr, pular, subir e descer sem ninguém nos segurar, beber no copinho, dormir sem a companhia do biquinho, enfim nos tornaremos uns “marmanjos” mirins.

Maternal II

Sentidos

Dando vez e voz às sensações… Que sensações podemos sentir através de um abraço carinhoso, de um beijo gostoso de quem nos ama, de um olhar, de um raio de sol que entra pela janela sem pedir licença e nos acorda em uma manhã quente de verão, do cheiro de pipoca que faz ploc, ploc, quando rola pelo ar. Hum! Minha boca se enche de água só de pensar.

As cores, a música, o perfume, as formas, os sabores, enfim todas as sensações chegam até nós pelos sentidos. É através da visão, da audição, do olfato, do tato e do paladar que percebemos o mundo que nos cerca.

O nosso corpo tem 5 janelas que nos fazem viajar em busca de sensações, coletando informações que nos ajudam a descobrir, experimentar e até recuperar o que estava perdido.

O Maternal II, turma do Rubinho do Vale, tem neste ano de 2007 como desafio, viajar em busca das sensações que vão muito além do ouvir, pegar, ver, cheirar e degustar. E convidam a todos a viajar com eles neste fantástico mundo das sensações.

1º Período

Brinquedos e Brincadeiras

“A toda criança deve ser garantido o direito de brincar, pois tal ato, constitui-se um requisito básico para o bem crescer e o desenvolver do ser humano como pessoa.”
Estatuto da Criança e do Adolescente

Conscientes de que a Escola ocupa espaço privilegiado para aprendizagem e brincadeira, criamos este projeto com o objetivo de refletir sobre o consumo compulsivo de brinquedos.

2º Período

Matemática Criativa

“O jogo e a infância estão indissoluvelmente unidos em seus respectivos significados.” José Luiz Linaza

Por acreditar que aprender matemática é aprender a pensar, a agir, a pesquisar, a buscar estratégias de soluções e resolver problemas do cotidiano estamos desenvolvendo este projeto com a turma “Amigos pra Valer” do 2º período.

Sabemos que a criança, por ela mesma, constitui-se num ser curioso, ávido por descobrir o mundo e que, por isso, está sempre estabelecendo relações e buscando significados para tudo.

Portanto cabe a nós educadores, por meio de ações intencionais e planejadas, criarmos em nosso trabalho, o contexto favorável para exploração significativa destas situações.

Daí surgiu o projeto Matemática Criativa, pois os jogos são atividades lúdicas, que estimulam a aprendizagem e conseqüentemente o desenvolvimento intelectual, social e afetivo da criança nas múltiplas relações, ajudando-as a aprender a pensar e descobrir a construção conceitual dos conteúdos matemáticos, relacionando-os ao prazer e diversão.

Enquanto joga, o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse. Ele também cultiva o senso de responsabilidade individual, bem como o de coletiva, em situações que requerem cooperação.