Ensino Fundamental é um marco decisivo no desenvolvimento sócio-emocional e intelectual. É a 2ª etapa de escolaridade do cidadão brasileiro que hoje foi prolongada e possui 9 anos de duração.
O Instituto de Educação Madalena Brandão oferece do 1º ao 5º ano, com muita seriedade e compromisso, proporcionando aos alunos momentos de pensar, refletir, produzir e construir novos e infinitos conhecimentos.
Nesta etapa inicia-se a sistematização dos conhecimentos, nosso objetivo é desenvolver o hábito e o prazer de estudar, levando os alunos a dominar a leitura, a escrita e os conceitos matemáticos, fornecendo os meios para uma melhor interpretação da realidade.

Após a consolidação de importantes aprendizagens na Educação Infantil, o Ensino Fundamental marca o início de uma nova etapa escolar. A partir dos 6 anos, os alunos começam a desenvolver gradualmente a autonomia, por meio da formação de hábitos de estudo e da responsabilidade com suas tarefas.
As atividades de leitura, escrita, interpretação, pesquisa e para casa tornam-se fundamentais nesse processo, ajudando a criança a compreender melhor o mundo ao seu redor. O foco está em estimular o prazer pela leitura e a produção de textos, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a ampliação de múltiplas aprendizagens, sempre de forma significativa.
Nosso trabalho também valoriza a integração escola-família, a promoção da saúde e a competência didática, garantindo que a formação seja completa e equilibrada.
1
1º ANO – ALFABETIZAÇÃO
A alfabetização é um momento único e especial. Entendemos que a leitura é fonte inesgotável de prazer e conhecimento: ela amplia o vocabulário, favorece a escrita, estimula a imaginação e melhora a comunicação. Por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, trabalhamos a leitura e a escrita de maneira dinâmica, ajudando os alunos a compreender a importância de ler, interpretar e produzir conhecimento.
2
2º ANO – LEITURA SIGNIFICATIVA
Ler não é apenas decodificar palavras, mas atribuir sentido e interpretar o que está escrito. No 2º ano, incentivamos a leitura como prática social, aproximando o aluno do mundo dos textos e gêneros literários. Assim, a criança passa a enxergar a leitura como ferramenta de interação com o mundo, tornando-se um leitor ativo, crítico e participativo.
3
3º ANO – MATEMÁTICA APLICADA – GINCAMÁTICA
A matemática ganha vida através de metodologias concretas e lúdicas: jogos, músicas, dramatizações e produções literárias. No 3º ano, trabalhamos os quatro eixos da matemática — Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação — de forma divertida e significativa, favorecendo a consolidação do raciocínio lógico e da compreensão prática dos conceitos.
4
4º ANO – CIÊNCIAS SOCIAIS
Nesta fase, História e Geografia se tornam instrumentos de compreensão da realidade. Os alunos são convidados a refletir sobre o tempo, o espaço e os processos sociais, reconhecendo-se como agentes transformadores. A História, em especial, contribui para a formação da cidadania, mostrando que compreender o presente exige conhecer os caminhos percorridos pela sociedade ao longo do tempo.
5
5º ANO – CIÊNCIAS NATURAIS – CRESCER
O estudo das Ciências Naturais, especialmente do corpo humano e seus sistemas, ajuda a criança a compreender o funcionamento do organismo e a importância dos autocuidados. Esse conhecimento desperta a autonomia, a responsabilidade e a consciência da saúde, preparando os alunos para crescerem de forma equilibrada, respeitando a si mesmos e ao coletivo.