AlunoProfessor

Educação Infantil

Acreditamos que, ao ingressar na escola e transpor o limiar da família, a criança passa a conviver com pessoas da sua idade e inicia sua relação com o conhecimento.

No Instituto de Educação Madalena Brandão, seu filho encontra um ambiente acolhedor e todo o apoio necessário para aprender no contexto do grupo: expondo suas ideias, aprendendo a ouvir e respeitar o ponto de vista dos outros. E tudo isso acontece permeado por uma relação de afeto, que é a base do nosso trabalho.

maternalImg

Papeis Pedagógicos para o desenvolvimento

Sentir e Expressar

Esse pilar incentiva o autoconhecimento e a valorização das emoções, ajudando a criança a reconhecer e expressar seus sentimentos de forma saudável. Por meio da arte, da imaginação e da sensibilidade, ela desenvolve iniciativa, autonomia e empatia — aprendendo a valorizar tanto suas próprias emoções quanto as dos colegas.

Pensar e Atuar

Aqui, as atividades estimulam a curiosidade, a criatividade e o raciocínio crítico. A criança é convidada a experimentar, analisar, argumentar e expressar-se com clareza, tanto oralmente quanto por escrito. Dessa forma, ela amplia seu potencial intelectual e aprende a transformar ideias em ações concretas.

Crescer e Fortalecer

Esse pilar valoriza o movimento e a importância do cuidado com o corpo. Por meio de atividades físicas, jogos e brincadeiras, a criança desenvolve vitalidade, coordenação motora e hábitos saudáveis, fortalecendo não só o corpo, mas também a autoestima e o bem-estar.

Integrar e Interagir

Mais do que conviver, as crianças aprendem a respeitar a si mesmas, ao próximo e ao meio ambiente. As atividades estimulam a cooperação, o senso de justiça e a organização, favorecendo a convivência em grupo e a compreensão de que fazemos parte de uma comunidade maior. Assim, elas crescem preparadas para interagir com responsabilidade e respeito em diferentes espaços.

Metodologia da Educação Infantil

Oferecemos uma Educação Infantil voltada para a formação integral da criança, valorizando o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social em parceria com a família.

Nessa fase, em que o brincar, o movimento e a imaginação são predominantes, nosso projeto educativo cria oportunidades para que cada criança desenvolva autonomia, autoestima e crescimento pessoal.

Nos primeiros anos escolares, elas exploram o mundo por meio de brincadeiras, jogos simbólicos, interação com os colegas e recursos concretos. Toda a nossa proposta pedagógica está fundamentada em princípios essenciais: brincar, interagir, cuidar, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a fazer.

Aqui, a fantasia se mistura com a realidade, e cada experiência se transforma em uma oportunidade de descoberta e aprendizado.

II

MATERNAL II - LINGUAGEM

A linguagem oral é o principal caminho para que a criança se conecte com o mundo e com as pessoas. No Maternal II, estimulamos a comunicação através de poesias, cantigas, parlendas, histórias e músicas, ajudando os alunos a construir frases completas e a ampliar o vocabulário.As atividades propostas favorecem o desenvolvimento do pensamento, a imaginação e a interação com os colegas, sempre equilibrando a imagem positiva de si mesmos com a descoberta do mundo ao redor.

III

MATERNAL III- SOCIALIZAÇÃO

No Maternal III, o foco está na socialização e no fortalecimento das primeiras relações de amizade. Valorizamos a partilha, a cooperação e a solidariedade, ajudando a criança a desenvolver autonomia moral e respeito ao próximo.A partir de temas do cotidiano, as professoras conduzem projetos que estimulam tanto o cognitivo quanto o socioemocional, permitindo que a criança aprenda de forma significativa, conectando suas vivências pessoais ao conhecimento escolar.

1

1º PERÍODO- PSICOMOTRICIDADE

O trabalho com a educação psicomotora é a base para o desenvolvimento global da criança nessa etapa. Por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, ela aprende a conhecer e controlar melhor seu corpo. Essa fase fortalece a postura, a coordenação motora ampla e fina, o ritmo e a atenção. Além disso, favorece a concentração, percepção sensorial e equilíbrio emocional, preparando a criança para os próximos desafios escolares.

2

2º PERÍODO- CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

Com 5 anos, a criança já possui maior domínio motor, amplo repertório de linguagem oral e crescente contato com o mundo letrado. Por isso, o processo de alfabetização começa a se estruturar naturalmente nessa etapa. As atividades propostas trabalham o raciocínio lógico-matemático, a leitura e a escrita de forma lúdica, respeitando o ritmo de cada criança. O objetivo é que ela descubra o prazer de aprender, consolidando as habilidades que serão a base para a jornada no Ensino Fundamental.