Desde sua fundação, o Instituto de Educação Madalena Brandão é um espaço vivo de produção de conhecimentos. Inovando em sua proposta pedagógica e em seu modo de agir, valoriza a formação dos educadores como hábeis facilitadores da aprendizagem.
Comprometidos com uma sólida formação de valores morais e éticos, estimulamos nossos alunos a ler, escrever, investigar, questionar, comparar, associar ideias, relacionar, sintetizar, concluir e aplicar os conhecimentos.
Nossa proposta curricular é sustentada pelo modelo Reconstrucionista Social. Entendemos que o ato de educar envolve todos os aspectos do cotidiano escolar e, por isso, pautamos nossa prática nos seguintes princípios
A escola que adota o currículo Reconstrucionista distingue-se das demais por suas peculiaridades. Dedicamo-nos frequentemente a estudos e debates de ordem filosófica, psicológica, sociológica e pedagógica, sempre associando teoria e prática. Assim, ampliamos e aprofundamos nossa visão de mundo e nos encorajamos mutuamente a promover mudanças responsáveis.
Nosso objetivo é ministrar um ensino de alto padrão de excelência, em conformidade com a legislação vigente, mantendo fidelidade ao modelo Reconstrucionista Social. Desejamos desenvolver um ser humano competente, intelectual, autônomo, responsável e capaz de contribuir com a sociedade em que vive
Essa concepção inspira e refina o projeto do Instituto de Educação Madalena Brandão, sobretudo pela dedicação aos estudos. Nossa proposta inclui o investimento contínuo na formação e no aprimoramento do educando em todas as dimensões: intelectual, física, moral, espiritual e cultural. Buscamos munir o aluno de conhecimentos e habilidades essenciais para atuar de forma ativa e transformadora em seu contexto social.
Temos o compromisso de oferecer estímulos que fortaleçam a autoimagem positiva, propondo desafios que ampliem a criatividade, desenvolvam habilidades cognitivas, a capacidade de prever problemas e de gerar soluções originais nas áreas científica, tecnológica e socio-histórica.
Nossos princípios, valores e normas de convivência orientam as práticas pedagógicas e fortalecem uma concepção escolar articulada e coerente, que reforça e reconstrói as boas condutas.